quinta-feira, 21 de junho de 2012

To dye For

Subir os cinco lances de escadas até ao apartamento da minha colega Liz nunca é divertido quando estão temperaturas altas, e no dia em que lá passei para fazer o projecto da reinvenção do bikini com ela - onde são necessários tachos enormes com água em ebulição - o sitio parecia uma sala de vapores. 
Quer acreditem ou não eu nunca fiz tie-dye antes (nem sequer na primária!), por isso a Lyz mostrou-me como tornat um bikini branco da American Apparel e uma toalha de praia branca num tesouro único (ela tem alguns métodos interessantes de que tu podes nunca ter ouvido falar como espalhar incenso na água para dar boas energias).
Ainda mais divertido, adicionamos também pormenores ao fato. Desde o tecido, a cor, e o padrão existem várias maneiras diferentes de se abordar este projecto.
Experimentem em casa, e depois enviem fotografias dos vossos fatos tie-dyes - eu quero vê-los!


1. Pega num bikini pré lavado e toalha e escolhe que padrão queres fazer. Para a toalha fizemos riscas: enrola-a em forma de tubo e prende com vários elásticos de borracha - quantos mais colocares mais riscas irás obter. Para o bikini escolhemos um padrão queimado pelo sol: pega numa secção e enrola-a até ficar em espiral, enrola tudo junto num pequeno ninho e segura-o com dois elásticos de borracha grossos.

2. Escolhe uma tinta de tingir que funcione bem no tecido que escolheste, quer seja algodão ou nylon. Segue as instruções na caixa para dissolver e aquecer a tinta. Vais querer usar a maior panela da tua cozinha para fazer isto.

3. Submerge o tecido na tinta preparada e certifica-te que tapas uniformemente. Mexe um bocado (vê na caixa o tempo recomendado) e não te esqueças de usar o incenso para as boas vibrações! Usa tenazes para ires mexendo e verificando a qualidade da cor.

4. Enxagua as roupas pintadas em água fria até que a água corra limpa (OK, quase limpa - se não ficas aí para sempre.) Retira os elásticos e coloca tudo na máquina de secar. Para preservar a cor, deixa na máquina até estar meia seca e depois deixa ao ar livre.

5. Coze detalhes de metal enquanto uma amiga veste o preparado ou enquanto está esticado numa mesa. Nós fizemos uma peça algo extravagante com correntes metálicas e amuletos rosa metalizados (um projecto DIY á parte) - mas tu podes mantê-lo simples apenas cozento à mão uma corrente ao longo da borda.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aviso já que vou estar algum tempo em Portugal (vou já na próxima semana) e por isso as compras do mês de Junho serão em conjunto com as de Julho, como no ano passado ;) Adiante vou deixar alguns posts agendados e alguns poderei escrever além mar :D

Sarah*

Sem comentários: